País

Análise

Medidas mais apertadas podem não resolver problemas de imigrantes

Breve análise de André Costa Jorge, coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados, e de Miguel Duarte, ativista da Associação de Defesa de Refugiados Humans Before Borders sobre o plano para as migrações que será apresentado esta segunda-feira.

Medidas mais apertadas podem não resolver problemas de imigrantes
Canva

O Governo apresenta esta segunda-feira à tarde o seu plano para as migrações, com regras mais apertadas.

Em entrevista à SIC Notícias, o coordenador da plataforma de apoio aos refugiados, André Costa Jorge, considerou que medidas mais apertadas para imigrantes podem levar a situações de irregularidade.

"Se as coisas não forem bem pensadas podem gerar um efeito contrário, no sentido em que podem criar situações de maior venerabilidade", afirmou.

Além disso, André Costa Jorge defendeu também que é importante um maior investimento do Estado na AIMA (Agência para a Integração Migrações e Asilo).

Também em entrevista à SIC Notícias, Miguel Duarte da Associação de Defesa de Refugiados Humans Before Borders defendeu que criar mais regras à entrada de migrantes em Portugal não vai resolver os processos de regularização.

"Mais regras não fazem com que entrem menos pessoas, fazem com que as pessoas entrem, mas fiquem sem direitos", afirmou.

Segundo o ativista as queixas contra a AIMA não são de agora, já vêm do tempo do SEF.

Loading...