O novo plano do Governo assenta em quatro pilares: imigração regulada, aposta na atração de talento estrangeiro, acolher bem e com humanismo quem vem, e colocar o Estado a funcionar melhor. No entanto, as novas regras para a migração apresentadas pelo Governo, na segunda-feira, estão a preocupar agricultores e associações de apoio a imigrantes.
Vários agricultores defendem um maior controlo da imigração mas mostram-se preocupados depois de ouvirem as novas medidas apresentadas pelo Governo. Apelam a um aumento de meios e dizem que sem imigrantes não há agricultura nem dinamização da produção nacional. Recordam ainda que a sobrevivência de muitas empresas depende da mão de obra estrangeira.
Também as associações de apoio aos imigrantes não se mostram convencidos com o plano do Governo. Criticam-no por considerarem que apenas vai servir para aumentar o número de ilegais no país.
Quanto aos polícias receiam que a criação de uma unidade específica da Polícia de Segurança Pública (PSP), para controlo de fronteiras, possa sobrecarregar ainda mais os agentes. Exigem um reforço de meios nas fronteiras nacionais e melhores salários para controlar e fiscalizar as fronteiras.