Na quarta-feira, 5 de junho, o escritor Pedro Chagas Freitas revelou que o seu filho de seis anos precisa de um dador de fígado. O pequeno Benjamim é portador de uma doença crónica e rara e está há vários dias internado no Hospital Pediátrico de Coimbra.
Foi através das redes sociais que o escritor apelou aos seus seguidores para tentar encontrar um dador compatível com o filho. Numa das várias publicações, que tem feito ao longo da última semana, Pedro Chagas Freitas agradeceu o apoio e as mensagens de força que recebeu.
"Obrigado a todos. Todos. A esperança também é decisiva nestes momentos, e cada um de vocês ajudou-nos a alimentá-la em mais um dia de angústia incontrolável.
Na mesma publicação o escritor explicitou quais as características que cada pessoa deve ter para poder ser considerado como um possível dador para o pequeno Benjamim.
O sangue deverá ser do tipo 0 (positivo ou negativo), e terá que ter no máximo 55 anos, até 1.75 cm e não poderá exceder os 75 quilos.
A quem não pudesse ou quisesse ser dador, o escritor pediu apenas que torcesse muito pelo filho.
Escritor confirmou que já foi reunida uma "excelente" base de possíveis dadores
Esta quinta-feira, menos de 24 horas depois do seu apelo, Pedro Chagas Freitas anunciou que várias pessoas se ofereceram para serem dadores do pequeno Benjamim e que agora cabe ao Hospital Pediátrico de Coimbra "escolher a melhor opção".
"O vosso carinho dá-nos esperança. Os olhos molham, mas continuamos. Já reunimos uma excelente base de possíveis dadores. Obrigado a todos, tanto, tanto."
Acrescentou ainda que os seus seguidores "podem e devem" continuar a enviar mensagens de apoio e a torcer pelo pequeno Benjamim.
"Às vezes precisamos de palavras que nos tirem das lágrimas, ou que nos façam chorar."