O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi esta madrugada alvo de um protesto, no qual foram partidas janelas do edifício e pintadas imagens alusivas à Palestina na fachada.
"Confirmo que partiram janelas e que pintaram uma bandeira da Palestina na fachada" do edifício, confirmou a assessoria de imprensa do Ministério à Lusa.
Segundo ainda a assessoria do MNE, "foi feita queixa às autoridades" competentes sobre o incidente.
Num comunicado enviado às redações, o grupo responsável explica que a ação foi feita em protesto contra a “inação e cumplicidade do governo português e das instituições europeias com o genocídio na Palestina”.
O grupo, que diz estar em solidariedade com o Coletivo pela Libertação da Palestina, do Climáximo e do movimento "Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil", apela à participação de “toda a sociedade” na marcha “Unidas Contra o Colapso”, agendada para este sábado.
A marcha começa às 15:00 no Príncipe Real, em Lisboa, e vai terminar junto ao edifício onde estão as sedes de representação do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.
De acordo com o comunicado, a marcha reivindica “o corte de todas as relações das instituições da UE e dos países europeus com o projeto colonial sionista, o fim ao fóssil até 2030 e eletricidade 100% renovável e gratuita até 2025”.