País

Fim de semana prolongado: apesar do tempo instável, Algarve regista taxa ocupação elevadas

Apesar do tempo não estar para praia, o Algarve mantém a expectativa de boa ocupação turística para os próximos dias, a contar com o 10 de Junho e o feriado de Lisboa. O turismo da região lembra que mesmo que o sol e mar não convidem, há trilhos e percursos na natureza que podem ser uma boa opção.

Loading...

As praias estão preparadas, mas vazias. A meio da manhã, em Quarteira, só se via um banhista na água. O céu cinzento, carregado de poeiras e uma pinga ou outra, não são razão para estragar as férias de quem decidiu aproveitar estes dias no Algarve

A semana passada ainda havia hotéis com poucas reservas, mas por esta altura a maioria diz estar acima dos 75%.

"Muitas reservas de última hora, apesar do nosso mercado britânico já estar cá. Temos cerca de 50% entre britânicos e irlandeses e depois temos 14% de portugueses, portanto, o mercado nacional é pouco representativo neste fim de semana. Mas o português reserva sempre muito em cima da hora e acabou por reservar porque, segundo consta, no resto do país, o tempo está francamente pior do que no Algarve", diz João Soares, diretor do hotel D. José.

Se a ideia de uma praia com sol encoberto e temperaturas abaixo dos 25 graus não convence. O turismo do Algarve sugere aproveitar o tempo mais fresco para passeios na natureza. Há trilhos à beira mar de cortar a respiração e várias rotas bem sinalizadas pelo interior, como a via algarvia.

"Nós, neste momento, as noites rondam os 140/160 euros para este fim de semana. Depois em Agosto os preços vão para os 200 e muitos euros, entre 220, 240, 260 euros por noite", explica João Soares.

Outra vantagem do Algarve nesta semana são os preços. Quer na hotelaria, quer na restauração, ainda estão ligeiramente abaixo do que ficará tabelado para julho e agosto.