País

Encontro internacional de polícias reúne forças de segurança de todo o mundo em Oeiras

Polícias de vários países vão trocar experiências numa reunião em Oeiras. Direitos laborais, inteligência artificial e o caso despenalização das drogas em Portugal estão entre os temas em debate.

Loading...

Portugal foi o país escolhido para acolher a 14.ª reunião do International Council for Police Representative Associations (Conselho Internacional de Representação das Associações de Polícia), órgão representativo milhões de polícias a nível mundial.

Entre esta terça-feira e dia 14, elementos das forças de segurança de vários países debatem os principais desafios da classe em Paço de Arcos, Oeiras.

Em declarações à SIC, Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) explica que serão discutidos neste encontro "direitos laborais, mas também matérias relacionadas com o intercâmbio policial e de conhecimentos policiais”.

Por exemplo, no encontro deste ano as autoridades nacionais vão “explicar a todos os representantes estrangeiros como é que funciona a descriminalização do uso de drogas em Portugal”.

Entre os temas em discussão estarão ainda a utilização da inteligência artificial para o serviço policial, o uso de viaturas elétricas e exemplos de “sucessos e fracassos da missão policial”.

Também Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, destaca uma “iniciativa importante” para promover o diálogo entre sindicatos e as associações de polícia do ponto de vista Internacional.

Questionado se este pode ser um verão por contestações e eventualmente algumas greves das forças de segurança, Luís Carrilho diz confiar nos polícias.

“Estamos todos com espírito de missão, comprometidos para dar uma boa qualidade de vida em termos de segurança à população que vive em Portugal ou que escolhe Portugal para vir passar as suas férias.”