País

"Chorei de alegria": a festa da Marcha de Alcântara na manhã seguinte à grande vitória

Davide Amado, presidente da junta de freguesia, diz que é um "dia feliz" para Alcântara e considera que a marcha foi "fantástica" e "sublime" este ano. O autarca confessa que se emocionou ao saber da vitória.

Marcha de Alcântara 2024
Loading...

Alcântara venceu a edição das Marchas Populares de Lisboa de 2024. Foi a primeira vez que este bairro venceu o concurso. Na manhã seguinte, a alegria era muita. O presidente da junta de freguesia confessa à SIC Notícias que se emocionou quando soube da vitória.

Davide Amado, presidente da junta de freguesia, diz que é um "dia feliz" para Alcântara e considera que a marcha foi "fantástica" e "sublime" este ano.

"É o culminar de muitos e muitos anos de trabalho desta gente. Todos os anos temos tentado melhorar aspetos da marcha , desde os figurinos, as coreografias, os arcos, as letras, a musicalidade, a performance quer no pavilhão quer na avenida", afirma.

O presidente da junta de freguesia confessa que se emocionou ao saber da vitória:

"Para o ano é o meu último ano como presidente da junta. Estou no meu último mandato, já não posso concorrer mais. Comecei a chorar de alegria. Gostava mesmo que Alcântara ganhasse e de ser presidente da junta de freguesia na vitória. Estou muito feliz, estamos todos muito felizes", confessa.

Pontuações

Em segundo lugar ficou a Marcha de Marvila e em terceiro a Marcha de Alfama.

Outros 17 grupos estiveram este ano no concurso: Bica (4.º e o vencedor da edição de 2023), Carnide (5.º), Madragoa (6.º), Alto do Pina (7.º), Bairro da Boavista (8.º), São Vicente (9.º), Penha de França (10.º), Bairro Alto (11.º), Castelo (12.º), Olivais (13.º), Graça (14.º), Lumiar (15.º), Mouraria (16.º), Bela Flor-Campolide (17.º), Santa Engrácia (18.º), Baixa (19.º) e Belém (20.º).

Segundo a informação da EGEAC, Alcântara e Marvila ganharam nas categorias de Melhor Coreografia e Melhor Cenografia.

O Melhor Figurino foi também atribuído às marchas de Alcântara e de Marvila e ainda Alfama.

A distinção da Melhor Letra foi para Alfama e Alto do Pina, enquanto que a Melhor Musicalidade foi para a Madragoa.

Na categoria de Melhor Composição Original, as distinções foram para a Bica, com "Há festa na Bica" e para a Mouraria com "Welcome! Bem-vindos à Mouraria".

O Melhor Desfile na Avenida foi para a marcha de Alcântara.

O Tejo foi o tema central da edição deste ano da Grande Marcha de Lisboa, com letra de Flávio Gil e música de João Paulo Soares.