País

Mapas de urgências de obstetrícia e blocos de partos só serão publicados na sexta-feira

O Governo vai voltar a publicar os mapas com as urgências de obstetrícia e blocos de partos abertos nos próximos meses, garante a ministra da Saúde. Apesar da publicação com as escalas, Ana Paula Martins sublinha a importância de as utentes ligarem primeiro para a linha SNS Grávida, que está inserida na Linha SNS24.

Loading...

Os mapas com as urgências de obstetrícia e blocos de partos vão voltar a ser publicados na sexta-feira. A ministra da saúde tinha garantido que iam ser publicado hoje, mas, afinal, só serão divulgados amanhã.

A garantia do regresso dos mapas esta quinta-feira foi dada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, no dia anterior.

No entanto, o Ministério da Saúde confirmou à SIC que, afinal, só serão publicados na sexta-feira.

Linha SNS Grávida

Apesar da publicação com as escalas, a ministra da Saúde sublinha a importância de as utentes ligarem primeiro para a linha SNS Grávida, que está inserida na Linha SNS24.

A linha SNS Grávida, que entrou em funcionamento este mês, atendeu 450 chamadas nos primeiros três dias. O novo canal de atendimento direto pretende "dar resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia".

É uma das medidas urgentes previstas no plano para a saúde.

Ao ligarem para o mesmo número do SNS 24 (808 24 24 24), as grávidas são encaminhadas para a urgência mais próxima da área de residência.

Há várias urgências de obstetrícia e também de pediatria que estão encerradas este mês.

Há médicos, de acordo com o Observador, que acusam o Governo de falta de transparência e que alertam para os riscos da falta de informação.

Artigo atualizado pela última vez às 12:01.