O mapa das escalas para as urgências hospitalares foi publicado mais tarde do que estava previsto e com alguns erros.
O Governo divulgou esta sexta-feira quais os serviços de urgências dos hospitais que vão estar encerrados ou sofrer restrições até à próxima quinta-feira, dia 20 de junho.
Há várias urgências com constrangimentos na próxima semana e estão previstos condicionamentos nos serviços de pediatria e obstetrícia em vários hospitais.
A ministra da Saúde visitou esta manhã, de surpresa, o hospital de Setúbal de onde seguiu para a Maternidade Alfredo da Costa e admitiu erros no sistema das escalas das urgências.
Hospital de Setúbal corrige mapa do Governo para as urgências
As urgências de obstetrícia e ginecologia abriram às 9h00 e vão estar abertas 24h toda a semana, ao contrário do que avançou o Governo.
A Ordem dos Médicos e os sindicatos avisam que o verão pode ser caótico e apelam para que seja traçado um plano para todo o verão e não à semana.
FNAM culpa ministra da Saúde pelo atraso nas escalas das urgências
A Federação Nacional dos Médicos culpa a ministra da Saúde pela falta de profissionais. Joana Bordalo e Sá diz que ainda não se fez nada para atrair mais médicos para o SNS e defende também que os mapas de verão das urgências já deviam estar publicados.
A ministra da Saúde insiste que é importante que as grávidas continuem a ligar primeiro para a linha do SNS 24, porque os mapas publicados podem estar desatualizados.