País

Nome de António Costa para o Conselho Europeu "reúne todas as condições para ser aceite", diz Montenegro

O primeiro-ministro está otimista em relação a um eventual acordo para a presidência de António Costa no Conselho Europeu. À saída do jantar informal com os líderes europeus em Bruxelas, que terminou sem acordo, Luís Montenegro reiterou o apoio inequívoco à candidatura de Costa.

Loading...

O primeiro-ministro defendeu, nesta segunda-feira, que o nome de António Costa para o Conselho Europeu "reúne todas as condições para ser aceite" na cimeira da próxima semana, após ter garantido aos seus homólogos "apoio inequívoco" de Portugal à nomeação.

"Posso dizê-lo também, no decurso daquilo que já tinha sido uma afirmação que eu tinha feito junto dos meus colegas do Partido Popular Europeu (PPE) , que se trata de uma candidatura que reúne todas as condições para ser aceite e consubstanciada com uma decisão final", disse Luís Montenegro, em conferência de imprensa no final de uma reunião informal do Conselho Europeu, em Bruxelas.

O primeiro-ministro reiterou perante os seus homólogos europeus "de forma absolutamente inequívoca o apoio de Portugal, do Governo português, da Aliança Democrática" à candidatura do ex-primeiro-ministro português para sucessor de Charles Michel.

Altos cargos da UE: jantar (informal) de líderes termina sem acordo, discussão retomada na próxima semana

O jantar informal de líderes da União Europeia terminou, nesta segunda-feira, sem acordo, numa primeira discussão que será retomada na próxima semana sobre cargos de topo no mandato seguinte que envolve o ex-primeiro-ministro António Costa, avançou à Lusa fonte comunitária.

- Com Lusa