Terminado

País

“Quem é que está a encobrir?” Deputados apertaram com a mãe das gémeas

Foram cerca de cinco horas de audição na comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma, no valor de quatro milhões de euros. Sem conseguir conter as lágrimas em vários momentos, a mãe das crianças foi confrontada com a rede de influências dedicada a conseguir o tratamento para as filhas.

Todo o direto

Obrigada por nos ter acompanhado

Terminada a audição à mãe das gémeas, fica por aqui o acompanhamento ao minuto da comissão de inquérito.

Esta foi a segunda audição sobre o caso, depois do ex-secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, ter respondido aos deputados na segunda-feira.

A comissão aprovou ainda por unanimidade, a convocação de Nuno Rebelo de Sousa para ser ouvido nos dias 3 ou 12 de julho, presencialmente ou por videoconferência, e foi também aprovado o requerimento para a audição do antigo primeiro-ministro António Costa.

Obrigada por nos ter acompanhado!

Audição durou cerca de cinco horas

Começou pouco depois das 15:00 e terminou poucos minutos antes das 20:00.

A mãe das gémeas luso-brasileiras foi confrontada com rede de influências dedicada a conseguir o tratamento para as filhas, mas garantiu que não foi cometida qualquer ilegalidade no processo e que não pediu cunhas ao filho de Marcelo Rebelo de Sousa.

E se disse que nunca contactou com ninguém ligado ao poder político em Portugal, um email enviado da sua conta à mulher de Nuno Rebelo de Sousa parece contrariar a versão da Daniela Martins. É que esse email é assinado por si e endereçado a António Lacerda Sales, então secretário de Estado da Saúde.

Audição à mãe das gémeas: as contradições

Loading...

O email enviado pela mãe das gémeas, foi um dos temas mais falados na audição, tornando-se uma peça chave. A razão? O filho de Marcelo reencaminhou-o para a secretária de Lacerda Sales. O documento foi mostrado à mãe das crianças como prova.

O outro lado da história: o que disse a mãe das gémeas na Comissão de Inquérito Parlamentar?

Loading...

A audição da mãe das gémeas luso-brasileiras durou cinco horas. Em vários momentos, Daniela Martins não conseguiu conter a emoção. Agora, a comissão vai voltar a convocar Nuno Rebelo de Sousa e avisa que, se voltar a recusar depor, pode estar em causa um crime de desobediência.

Deputados concordam em prescindir de terceira ronda, termina a audição da mãe das gémeas

Estava prevista ainda uma terceira ronda de perguntas na audição à mãe das gémeas, mas os deputados concordaram em prescindir da ronda final.

O presidente da comissão desejou as melhoras às filhas de Daniela Martins e, no encerramento da sessão, agradeceu o esforço desta mãe em estar presente.

Naquela altura, o foco principal "era sempre as meninas"

A terminar a ronda de perguntas, Daniela Martins responde por alto às questões dos deputados. Entre as respostas, lembrou que Nuno Rebelo de Sousa é uma figura pública em Portugal, mas no Brasil “não é conhecido” como filho do Presidente.

Acrescentou ainda que, na altura em que tudo aconteceu, acompanhava de perto as filhas nos cuidados intensivos, lamentando não conseguir contribuir mais para comissão de inquérito, já que “não conseguia controlar tudo” e, naquela altura, o seu foco principal “era sempre as meninas”.

“Peço desculpa se falhei alguma questão”, concluiu.

"Quem é que está a encobrir?": deputados insistem com a mãe das gémeas

Na segunda ronda de perguntas à mãe das gémeas, tem sido repetida a mesma questão: quem é que está a encobrir?

Os deputados reconhecem que qualquer pai, no lugar de Daniela Martins, faria o mesmo, mas lembram que esta comissão de inquérito serve para apurar responsabilidades políticas e, sobre tal, lamentam a falta de esclarecimentos da mãe das crianças.

Daniela Martins não sabe quem possa ter enviado o e-mail à mulher de Nuno Rebelo de Sousa

“Bom dia Dr. António Sales, gostaria de agradecer toda a atenção que vem sendo dada às minhas filhas”.

É assim que começa o e-mail - endereçado ao então secretário de Estado da Saúde - enviado da conta pessoal de Daniela Martins para Juliana Drumond, mulher de Nuno Rebelo de Sousa. Questionada sobre quem possa ter enviado este e-mail, a mãe das gémeas não sabe explicar. Diz que várias pessoas tinham acesso à conta.

Primeira ronda terminou, segue a segunda ronda

Deputados têm, cada um, quatro minutos para colocar questões, mãe responde no final.

Mãe das gémeas nega qualquer contacto com a Casa Civil da Presidência da República

Questionada por Inês Sousa Real (PAN), a mãe das gémeas diz que nunca contactou nem foi contactada pela Casa Civil da Presidência da República. Diz até não saber quem é Maria João Ruela, assessora do Presidente Marcelo, quando interpelada pela deputada do PAN sobre eventuais contactos com esta.

“Não sei quem é essa doutora”, respondeu.