No mapa publicado no portal do Serviço Nacional de Saúde a escala está atualizada até à próxima quinta feira. Este domingo vão estar encerradas 12 urgências: sete de obstétrica e cinco de pediatria. Outras nove estarão parcialmente abertas ou apenas reservadas a doentes referenciados.
Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais constrangimentos
Vão estar fechadas as urgências de obstetrícia e pediatria dos hospitais de Setúbal e Loures. Em Santarém e Almada vão encerrar as urgências obstétricas e em Torres Novas as de pediatria.
As urgências obstétricas do Hospital de Santa Maria em Lisboa continuam encerradas devido às obras de remodelação que só deverão ficar concluídas no final do mês. A montagem e testagem de todos os equipamentos irá decorrer em Julho e a reabertura da urgência de ginecologia e obstetrícia para as grávidas até às 22 semanas está prevista para o início de agosto.
Nos Hospitais São Francisco Xavier e Amadora-Sintra só estarão em funcionamento as urgências internas. Estes dois hospitais vão receber doentes referenciados pelo CODU, INEM e pela linha SNS 24.
De acordo com o mapa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no centro do país as urgências de pediatria no Hospital de Viseu estão fechadas durante a noite. Em Leiria mantêm-se encerradas também durante o dia de domingo assim como as de obstetrícia.
A norte do país o cenário é semelhante mas com menos constrangimentos
Mais a norte, as dificuldades de funcionamento vão registar-se no atendimento da pediatria no Hospital de Chaves. Na Póvoa do Varzim estará fechado o serviço de urgência de obstetrícia.
Contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir ao hospital
O Ministério da Saúde apela à população que antes de se dirigirem a um hospital devem sempre ligar primeiro para a linha de saúde SNS 24 - 808 24 24 24.