País

Marcelo diz que é importante avançar com uma reforma na justiça

Questionado sobre sobre as críticas às escutas à Operação Influencer, o Presidente da República disse que a fuga ao segredo de justiça é um problema que precisa de ser resolvido.

Loading...

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se até Vila Franca de Xira para a inauguração de uma exposição alusiva aos 50 anos do 25 de abril. Houve espaço para falar com os jornalistas e ser questionado sobre a questão das criticas às escutas referentes sobre a Operação Influencer.

Referiu que a fuga ao segredo de justiça é um problema que precisa ser resolvido e que é importante avançar com uma reforma na justiça.

"A Procuradoria-Geral da República, que eu saiba, também já anunciou que ia proceder a uma investigação. A democracia portuguesa conhece há muitos anos o problema e o debate sobre o segredo de justiça e as fugas ao segredo de justiça. Essa é uma realidade que, existiu e tem existido, ao longo da democracia e naturalmente que é um dos pontos importantes numa reforma da justiça a ser ponderada."

Na quarta-feira, o Ministério Público abriu uma investigação a fugas de informação no processo Influencer, depois de ter sido divulgada a transcrição de escutas a conversas telefónicas entre o ex-primeiro-ministro, António Costa, e o então ministro das Infraestruturas, João Galamba.

Segundo a informação divulgada por vários órgãos de informação, a investigação do MP visa as escutas divulgadas na terça-feira pela CNN Portugal, entre elas uma que apanha António Costa a ligar a João Galamba para ordenar a demissão da presidente executiva da TAP, por motivos políticos, depois da polémica indemnização de 500 mil euros à ex-administradora Alexandra Reis.

Com Lusa