País

João Cotrim Figueiredo desiste da candidatura à liderança do grupo dos liberais no Parlamento Europeu

O português João Cotrim Figueiredo, eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL) voltou atrás na sua candidatura à liderança dos liberais no Parlamento Europeu. O anúncio tinha sido feito esta segunda-feira mas o eurodeputado avançou que desistiu da candidatura devido à retirada de apoio de última hora por parte de várias delegações.

João Cotrim Figueiredo desiste da candidatura à liderança do grupo dos liberais no Parlamento Europeu
MANUEL FERNANDO ARAÚJO

O português João Cotrim Figueiredo, recentemente eleito como eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL), anunciou que desistiu de se candidatar à liderança dos liberais no Parlamento Europeu. Em comunicado revelou que o motivo por detrás desta decisão está a retirada de apoio de última hora por parte de várias delegações.

Cotrim Figueiredo escreve que teve debates produtivos e francos com a atual presidente do grupo, Valérie Hayer, do partido de Emmanuel Macron que lidera o "Renovar Europa" desde janeiro. O eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL) defende uma mudança estrutural no grupo europeu dos liberais, que perdeu 20 por cento dos lugares nas europeias.

A votação para a liderança parlamentar acontece esta terça-feira, em Bruxelas.

O anúncio da candidatura de João Cotrim Figueiredo tinha sido avançado esta manhã. Justificou a sua candidatura perante a necessidade de inverter “os resultados das últimas eleições europeias.