País

"É uma alegria”: a reação de Marcelo ao acordo para Costa na presidência do Conselho Europeu

O chefe de Estado acredita que, se se confirmar a nomeação de António Costa como presidente do Conselho Europeu, será “muito bom para a Europa e muito bom para Portugal”.

Loading...

O Presidente da República considera que a nomeação de António Costa para a presidência do Conselho Europeu será “uma alegria”. Em declarações aos jornalistas, esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a escolha do ex-primeiro-ministro português será algo “muito bom para a Europa e muito bom para Portugal”.

“Tanto quanto sei, a equipa negociadora chegou a acordo e vai apresentar a proposta depois de amanhã [quinta-feira]”, constatou o chefe de Estado, frisando que só então esta será “formalmente apreciada”.

Mesmo sem a nomeação ainda garantida, para o Presidente da República, a escolha de António Costa “é uma alegria”.

“É muito bom para a Europa e muito bom para Portugal, se se confirmar”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Foi avançado, esta terça-feira, que os representantes do Partido Popular Europeu, dos Socialistas Europeus, e dos Liberais já chegaram a acordo para a divisão dos cargos de topo. O ex-primeiro-ministro português António Costa recebeu luz verde para assumir a presidência do Conselho Europeu, enquanto a alemã Ursula von der Leyen poderá ser reconduzida na presidência da Comissão Europeia e a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, deverá ocupar a chefia da diplomacia europeia.

Os três nomes têm ainda de ser aprovados pelos líderes europeus, que vão estar reunidos em Bruxelas esta quinta-feira.