País

Pedidos de ajuda alimentar estão a aumentar desde a pandemia

Os pedidos de ajuda alimentar têm aumentado. Em Vila Nova de Gaia há mais de 200 pessoas apoiadas por um dos centros da Refood e, devido à procura, há famílias que estão em lista de espera.

Loading...

Nunca em cinco anos a Refood tinha aberto as portas a tanta gente. São atualmente mais de 200 pessoas, o que corresponde a 60 famílias que recebem ajuda alimentar.

"A partir da pandemia, portanto, a partir de 2020, nós notámos um aumento na procura pelos nossos pedidos. Para terem uma noção, nós tínhamos muitos pedidos que vinham de instituições, parceiros aqui da nossa comunidade, a partir dessa altura, portanto nós apoiávamos cerca de 20 famílias, passou de 50 para 60, e agora apoiamos cerca de 60, e os pedidos já não vêm só de instituições, vêm de pessoas que nos batem à porta, que conhecem o movimento e que realmente sabem que nós podemos ajudar de alguma forma", explica Mariana Silva, coordenadora da Refood.

A procura tem sido cada vez maior para as cerca de 140 mãos voluntárias que integram este centro em Vila Nova de Gaia. Devido à falta de capacidade, há famílias que estão mesmo em lista de espera.

"Portanto neste momento temos cerca de 15 famílias em lista de espera, temos de pensar que isto é um movimento 100% voluntário e que nós dependemos, também, de pessoas para nos ajudarem. Se daqui surtir mais pessoas, mais voluntários para nos ajudarem, vamos conseguir fazer isso de certeza e conseguir aumentar mais as famílias que ajudamos", diz a coordenadora da Refood.

A Refood combate o desperdício alimentar através das sobras dos dois mil parceiros, como escolas, restaurantes ou hospitais.

"Em 2023, nós fizemos uma recolha de cerca de 39 quilos de alimentos que se traduziram em cerca de 45 mil refeições e até maio de este ano, este número em termos de recolhido já ronda os cerca de 17 mil quilos de alimentos", conta Mariana Silva.

Quilos de alimentos que servem para ajudar mais de oito mil e duzentas pessoas em todo o país que são apoiadas pelos 65 centros da Refood que existem em Portugal.