País

Naufrágio entre praia de S. Pedro de Moel e praia da Vieira faz vários mortos

Barco virou entre a praia de S. Pedro de Moel e a praia da Vieira. Foram retiradas do mar 14 pessoas, três das quais sem vida, e continuam desaparecidos três tripulantes.

Loading...

O naufrágio de uma embarcação de pesca entre a praia de São Pedro Moel e a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, fez pelo menos três mortos esta madrugada. Há ainda três desaparecidos.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional adianta que foram resgatadas 11 pessoas com vida e três mortos, dos 17 tripulantes que seguiam a bordo do barco Virgem Dolorosa.

No local decorrem buscas com vários de meios em terra e no ar, incluindo um helicóptero da Força Aérea, uma embarcação salva-vidas e um drone da polícia marítima da Nazaré, e a caminho está o navio NRP Setúbal.

No local está ainda uma equipa do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima, mas devido à ondulação não pode proceder a investigações na embarcação virada, explicou aos jornalistas no local o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, José Sousa Luís.

Os tripulantes são todos homens com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. A maioria são da Figueira da Foz e dois da naturais da Indonésia, resgatados com vida.

O alerta foi dado às 04h33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré, a cerca de um quilómetro e meio da costa.

Foi aberto um inquérito de sinistro marítimo para apurar as causas deste acidente.

Sete náufragos feridos, um em estado grave

Sete pescadores deram entrada no Hospital Distrital da Figueira da Foz, um dos quais em estado grave, informou a diretora clínica, Sónia Campelo Pereira, citada pela Lusa.

Segundo a médica, o ferido mais grave tem 57 anos e vai ser transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos dos Hospitais da Universidade de Coimbra com problemas respiratórios.

"Três das vítimas já tiveram alta e outras três estão em observações", revelou a diretora dos cuidados hospitalares do Hospital Distrital da Figueira da Foz, num ponto de situação feito depois das 10:30, junto ao Serviço de Urgência.

As três vítimas em observações apresentam problemas de foro respiratório, bem como taquicardias.

Marcelo lamenta “trágica ocorrência”

Marcelo Rebelo de Sousa deixou na página da Presidência na internet uma mensagem de condolências dirigida às famílias das vítimas.

“O Presidente da República lamenta profundamente o naufrágio de uma embarcação na faina da pesca e o falecimento de pescadores (…) Esta profissão, que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também nos recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração. A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós.”

O Presidente endereça condolências às famílias, “associando-se à dor e ao luto daqueles que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, bem como deseja rápida recuperação aos feridos desta trágica ocorrência”, pode ler-se na mesma nota.

Notícia em atualização