Sete distritos estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente até sexta-feira. Em algumas regiões, os termómetros vão chegar aos 40 graus. Com temperaturas de verão, há também grande afluência às praias e a Proteção Civil deixa conselhos aos banhistas.
O verão chegou com força e sem cerimónias. Esta semana, os termómetros subiram em todo o país e a praia tem sido quase um chamamento.
No Porto, com máximas de 30 graus, a praia de Matosinhos foi ficando com o areal preenchido logo nas primeiras horas da manhã. Mas há cuidados que devem ser relembrados.
"Utilizem preferencialmente praias vigiadas. Tem a segurança de ter o nadador salvador, que sinaliza a praia com bandeiras que permitem o banho. Pedimos que respeitem as regras da bandeira (...)", afirma Susana Gonçalves, diretora da Proteção Civil da Câmara de Matosinhos.
Em Matosinhos, desde início do ano, já foram retiradas do mar 63 pessoas, acidentes que se prendem com comportamentos onde há uma falsa segurança.
Entre maio e junho, a Autoridade Marítima Nacional registou 133 salvamentos e mais de 500 ações de primeiros-socorros nas praias portuguesas.
As temperaturas de verão fazem-se sentir mais a sul. Os distritos de Évora e Beja vão ultrapassar os 40 graus. Avisos importantes também para quem vive em Portalegre, Setúbal, Castelo Branco, Guarda e Bragança com máximas acima dos 30 graus. O IPMA emitiu aviso amarelo para estes 7 distritos entre as 12:00 e as 18:00 da tarde desta sexta-feira.