Há urgências de pediatria que estão identificadas como "a funcionar" no Portal do SNS, mas que não têm os especialistas aconselhados. É o caso das urgências de Portimão, onde alguns médicos consideram que a situação é "crítica".
No Portal do SNS, as urgências de Pediatria de Portimão e de Faro aparecem como "Abertas" mas fontes hospitalares contactadas pelo Diário de Notícias denunciam que há situações em que os serviços de urgência funcionam sem especialistas e em Faro, com apenas dois para todos os turnos. Para assegurar as urgência de cuidados intensivos, neonatologia e de obstetrícia deveriam ser no mínimo oito.
Por isso, os médicos contactados pelo jornal classificam a situação de "muito crítica" e a presidente da Fnam acrescenta que está em risco "a qualidade dos cuidados aos utentes".
A Ordem dos Médicos recomenda oito pediatras por turno, mas os médicos denunciam que em Faro só há dois pediatras a fazer urgências e em Portimão há muitos dias em que nem há especialistas. A urgência é feita por tarefeiros.
A falta de médicos no Algarve é uma situação recorrente, mas os médicos citados pelo DN referem que a situação agravou-se com a saída de duas médicas (que rescindiram os contratos) e com mais duas que deixaram de fazer urgências devido à idade.
Em Portimão, há dias em que apenas uma médica está na escala das urgências pediátricas. Os médicos, que não quiseram ser identificados, referem que as urgências de Portimão aparecem sistematicamente no Portal do SNS como a funcionar, mas não têm um único pediatra. Os atendimentos são feitos por tarefeiros sem a especialidade.
Os profissionais em Portimão e Faro temem que no pico do verão, a situação se torne ainda mais grave.
Há problemas em várias urgências pediátricas em todo o país, mas a FNAM sublinha que a situação em Portimão é única porque a falta de especialistas nas escalas não é uma questão pontual, mas sistemática.
Se os profissionais de Portimão forem desviados para o Hospital de Faro para ter pelo menos um serviço a funcionar com as condições necessárias, muitos algarvios terão de fazer viagens de mais de um hora ou hora e meia para ter acesso às urgências de pediatria, ginecologia e obsterícia.
Antes de ir a uma urgência, ligue sempre primeiro o 808 24 24 24.