País

Hospital de Viseu: administração demissionária acusa ministra da Saúde de "falta de respeito"

Ana Paula Martins criticou, há um mês, as lideranças hospitalares, que chegou a apelidar de fracas, por não conseguirem dar resposta atempada aos pedidos de escusa dos médicos às horas extraordinárias. Na sequência das declarações, o conselho de administração do Hospital de Viseu demitiu-se.

Loading...

Nuno Miguel Duarte, presidente do conselho de administração demissionário do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, acusa a ministra da Saúde de ter faltado ao respeito ao conselho de administração. Os responsáveis demitiram-se há um mês, na sequência de declarações de Ana Paula Martins.

Em junho, a ministra coma pasta da Saúde tinha criticado as lideranças hospitalares, que chegou a apelidar de fracas, por não conseguirem dar resposta atempada aos pedidos de escusa dos médicos às horas extraordinárias.

"Foi uma enorme falta de respeito em relação ao conselho de administração, principalmente por alegar factos que não correspondem à realidade", afirma Nuno Miguel Duarte, ouvido no Parlamento, acrescentando que houve falta de rigor.

O conselho de administração da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões apresentou a demissão por "quebra de confiança política" da ministra da Saúde "na atual equipa", depois das críticas de Ana Paula Martins aos gestores hospitalares.

A responsável tinha dito que os hospitais têm "lideranças fracas" e, na altura, anunciou a criação de comissões de acompanhamento e auditoria aos conselhos de administração para os "ajudar a cumprir a sua missão".

Dias depois, Ana Paula Martins justificou-se. Alegou que foi mal-interpretada e que as suas palavras não se referiam aos administradores hospitalares, mas a toda a cadeia de liderança. Questionada sobre a demissão do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Viseu Dão-Lafões, disse desconhecer as razões da decisão.