País

Universidade do Minho promove cursos gratuitos para imigrantes

Fonte da organização da iniciativa explica à SIC que a ideia partiu de um conjunto de universidades e instituições do sul da Europa, através de um projeto financiado pela União Europeia.

Loading...

Em direto da Universidade do Minho, a repórter da SIC Márcia Silva Gonçalves revela que os cursos em questão "estão a ter grande adesão", havendo, para já, 31 inscrições.

A iniciativa, vocacionada para imigrantes com idades entre os 11 e os 69 anos, arrancou na passada sexta-feira, dia 12 de julho, e prolonga-se até sexta-feira, dia 19 de julho.

Fonte da organização explica que a ideia partiu de um conjunto de universidades e instituições do sul da Europa, através de um projeto financiado pela União Europeia:

"[O objetivo é] Tentar atraí-los [aos imigrantes] para o ensino superior já que é uma forma de garantir uma melhor empregabilidade e, portanto, uma melhor integração na sociedade".

Informa que o programa é composto por sete cursos, dois deles introdutórios nas áreas da inclusão social e do digital 'storytelling' e cinco em áreas de engenharia, ambiente, alterações climáticas e sustentabilidade.

Sobre a nacionalidade dos integrantes, nota que há cidadãos de países de língua oficial portuguesa, nomeadamente do Brasil e Moçambique, mas também de nações do Médio Oriente e Indostão.

Mais Vistos do