País

Verão está (mesmo) a chegar, vêm aí temperaturas de 40ºC

Oito distritos do Continente vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente. As temperaturas podem chegar aos 40ºC.

Loading...

Vem aí uma onda de calor. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que nos próximos dias as temperaturas possam atingir os 40 graus.

Em aviso amarelo, pelo menos até ao final da semana, estão já os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Com o aumento das temperaturas aumenta também o perigo de incêndio. Em alerta máximo está o distrito do Algarve, com os concelhos de Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira a serem os mais afetados.

Esta situação obriga a que a população, principalmente quem se encontra nos locais de maior risco, tenha atenção redobrada. Para isso, devem ser tomadas algumas medidas e, em casos de maior necessidade, contactar a linha de Saúde 24.

“Devemos aumentar a ingestão de água, assim o equivalente a ir bebendo oito copos por dia, mais ou menos litro e meio. Beber sumos de fruta é uma opção bastante agradável, mas devemos evitar as bebidas com álcool ou açucaradas porque elas acabam depois por nos desidratar mais do que hidratar, evitar a exposição direta ao sol entre as 11:00 e as 17:00 para minimizar os efeitos nocivos dos raios”, explica Gustavo Tato Borges, presidente da associação nacional dos médicos de saúde pública.

O tempo quente obriga a uma atenção redobrada, principalmente para quem se insere nos grupos de risco. "Obviamente que todas aquelas pessoas mais vulneráveis como idosos, grávidas, crianças pequenas, trabalhadores que façam trabalho no exterior como polícias, trabalhadores da construção civil, desportistas”, enumera Tato Borges.

Depois de ter chegado tímido, o Verão parece finalmente estar a chegar.