País

Depois da trovoada e da chuva, vêm aí as poeiras do deserto

O fenómeno acontece em especial no Interior e vai progredir de sul para norte ao longo do dia.

Depois da trovoada e da chuva, vêm aí as poeiras do deserto
Ana Rocio Garcia Franco/Getty Images

Se já estava preparado para o calor, e depois teve de ir buscar o guarda-chuva, mas ainda foi surpreendido pelos relâmpagos e trovões, saiba que há mais um fenómeno meteorológico a caminho de Portugal. Agora, são as poeiras do deserto.

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisa para a existência de “poeiras em suspensão”.

O fenómeno acontece “em especial no Interior” e vai “progredir de sul para norte ao longo do dia”, de acordo com o IPMA.

Também a página de informação meteorológica espanhola Meteovigo alerta para as poeiras em suspensão que vão atingir a Península Ibérica, mostrando imagens de como o fenómeno deverá afetar tanto Portugal como Espanha, a partir desta segunda-feira e durante os próximos dias.

A meteorologia espanhola fala mesmo em “chuvas de lama”, tendo em conta que a presença das poeiras se associa aos avisos de precipitação e trovoada na Península Ibérica.

“As nuvens de tempestade estão muito acima da superfície, descarregando precipitações que, a caminho da superfície, transportam o pó do deserto, depositando-o nos carros, nos terraços e até na sua cabeça”, é explicado.

Os avisos meteorológicos

Recorde-se que Portugal continental tem 13 distritos sob aviso laranja e os restantes sob aviso amarelo, por causa da trovoada.

Todo o continente está também sob aviso amarelo para a chuva – que pode mesmo ser de granizo, em alguns locais. Apesar disso, há mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio e há ainda aviso amarelo devido ao calor nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Portalegre e Castelo Branco.