Quatro tartarugas marinhas da espécie “Caretta Caretta”, que tinham sido resgatadas de várias praias portuguesas, regressaram esta quinta-feira ao mar depois de um período de recuperação.
A Autoridade Marítima Nacional libertou as quatro tartarugas ao largo do porto de Aveiro a 1 de agosto, através da Estação Salva-vidas e do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, anunciou em comunicado.
"As tartarugas foram resgatadas na Praia da Cova da Alfarroba, em Peniche, na Praia da Santa Cruz, em Torres Vedras, e na Costa da Caparica, tendo passado por um período de recuperação nas instalações do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) – Ecomare, ao longo de cerca de cinco meses."
Caretta caretta, Tartaruga-boba ou Tartaruga-marinha-comum "é uma das sete espécies de tartarugas marinhas vivas do mundo e é a tartaruga marinha mais comum encontrada nas águas da Madeira".
Em Portugal Continental "poderá ser observada ao longo de toda a zona costeira, com maior frequência na costa sul algarvia, fazendo, esta zona, parte da rota de migração".