Portugal continua a ser um dos países que faz menos reciclagem na Europa. Para contrariar esta tendência, os concelhos Coruche, Almeirim e Salvaterra de Magos estão a ajudar a população mais idosa a ganhar rotinas de separação de resíduos.
A distribuição de contentores amarelos, azuis e castanhos para biorresíduos já começou pelos municípios de Coruche, Almeirim e Salvaterra de Magos. O objetivo é incentivar e facilitar o hábito de separação de resíduos entre as aldeias da Lezíria. O projeto que está a ser bem acolhido pela população.
Os resíduos serão recolhidos porta-a-porta em dia e hora marcada, para que os moradores não tenham que se deslocar até aos ecopontos.
Este projeto-piloto vai abranger numa fase inicial 4 mil habitações.
Portugal está entre os países da Europa com o índice mais baixo de reciclagem. A Comissão Europeia pode vir a aplicar sanções financeiras e abrir um processo de infração contra Portugal.
Na Lezíria tenta-se reeducar e premiar quem ajude na reciclagem. Além do desconto na fatura da água, a capacidade de reciclagem destes habitantes é importante.
Depende agora do número de resíduos a continuação e expansão desta iniciativa às restantes localidades da Lezíria.