Um grupo de voluntários está a recuperar casas por todo o país. Estão, agora, em Odemira para combater a falta de condições de vida e também a pobreza energética. Este verão, o foco é nesse concelho, com obras a decorrer em quatro habitações até ao dia 13 de agosto.
Chama-se António, mas prefere ser tratado por "Bica". Tem 71 anos e foi um dos escolhidos para a mudança radical. Na lista de desejos estão duas coisas fundamentais: água canalizada e uma casa de banho, contou, à SIC, o beneficiário.
Graças aos voluntários da Just a Change, que começaram por limpar o espaço e selecionar alguns objetos, sempre com a supervisão de Bica, a vida deste homem vai mudar. O planeamento da obra ficou a cargo de um empreiteiro profissional.
Um dos objetivos da associação é combater a pobreza energética, problema que afeta entre 2 e 3 milhões de portugueses. A meta é ambiciosa, mas o grupo está confiante e a obra deverá ficar concluída ainda este sábado.
Só este ano, o projeto já sinalizou 103 casas. Dessas, 45 já têm obra feita. No litoral alentejano, o grupo de 35 voluntários, portugueses e estrangeiros, está a reabilitar 4 habitações em simultâneo. A iniciativa teve um apoio de 28 mil euros do Município de Odemira.