Duas jovens de 17 e 22 anos foram atingidas a tiro de caçadeira na noite de terça-feira na barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide. O suspeito dos disparos é um homem espanhol de 74 anos que foi detido pela GNR. Terá ainda tentado violar as vítimas durante o ataque.
As duas jovens foram abordadas pelo suspeito pelas 23:50. Manolo, como é conhecido o espanhol de 74 anos, vive nas imediações da barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, e já tinha causado outros desacatos, mas nunca com esta gravidade.
Por motivos ainda desconhecidos, as vítimas foram atingidas a tiro de caçadeira, sofrendo ferimentos graves. Durante o ataque, o suspeito terá ainda tentado violar as jovens de 17 e 22 anos, deixando-as amarradas. Depois entrou na água até à chegada das autoridades.
Uma das vítimas terá conseguido soltar-se e avisar um familiar, que lançou o alerta. A GNR deteve o suspeito no local e a arma de fogo também foi recuperada.
Por força dos disparos, uma das vítimas ficou com ferimentos numa mão e a outra na zona lombar. Assistidas pelos bombeiros e pelo INEM, foram transportadas para o hospital de Portalegre e depois transferidas para São José, em Lisboa. Têm ferimentos considerados graves, mas estão ambas livres de perigo, apurou a SIC.
O suspeito ficou detido nas instalações da GNR de Nisa. Será presente em primeiro interrogatório judicial esta quinta-feira para conhecer as medidas de coação.
A investigação do caso, por envolver crimes de tentativa de homicídio e de natureza sexual passou para a alçada da PJ.