Semana de férias para uns, de quatro ou três dias de trabalho para outros. É verão para todos e, ainda que com uma ligeira descida, os valores de temperatura vão continuar a condizer com a estação.
"Típicos de verão, mas para cada região, obviamente. A descida será mais significativa nas regiões do interior porque tivemos agora um episódio de tempo quente, no entanto continuarão a ter temperaturas entre 30 e 35 graus, genericamente", explica Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta segunda-feira, Portalegre, Évora e Beja ainda poderão rondar os 35. Em Lisboa, a temperatura deve chegar aos 28 e no Porto aos 24. Durante o fim-de-semana, o nevoeiro trocou os planos a muitos portugueses que queriam fazer praia no Oeste e em algumas zonas do Algarve. Nos próximos dias, pode persistir.
"Vem, também, por vezes acompanhado de chuviscos. No dia 13 vamos ter a passagem de uma superfície frontal fria, em princípio de fraca atividade, mas aí a precipitação já poderá ser um pouco mais frequente, mais consistente, principalmente na região norte. Gradualmente a partir do dia 14 vamos voltar a ter uma subida da temperatura, tanto da máxima como da mínima”,
Uma mudança mesmo a tempo do feriado. Nos Açores e na Madeira, nos próximos dias o céu nem sempre estará limpo, mas as temperaturas altas vão manter-se. No próximo fim-de-semana o tempo quente vai continuar.