A um mês do início do ano letivo, a papelaria Fernandes na Baixa lisboeta já se prepara para receber quem ainda escolhe o comércio tradicional para comprar material escolar. Mas a maior afluência é esperada mais perto do final do mês.
As listas de material básico que chegam a esta papelaria são compostas por quase 20 artigos e rondam os 70 euros. Mas podem variar de acordo com a escola, o ano de escolaridade e as escolhas pessoais.
Como o custo de vida, o cabaz de material escolar também aumentou de preço nos últimos anos, embora tenha estagnado este ano. Ainda assim já ultrapassou os 120 euros.
Ainda que o material escolar represente para as famílias um esforço financeiro no início do ano letivo, para muitos os manuais escolares saíram da equação devido aos vouchers que começaram a ser distribuidos no dia 1 de agosto aos alunos do ensino público e do ensino privado com contrato de associação.