No estabelecimento prisional de Torres Novas existe um projeto que está a mudar a vida dos reclusos. Criaram uma horta vertical na prisão e já produziram mais de uma tonelada de alimentos para famílias carenciadas.
Vítor Jesus está preso há mais de 20 anos, em regime aberto ao exterior, e é um dos voluntários da horta vertical, que foi criada no ano passado. A responsabilidade de manter o espaço em funcionamento é dos reclusos.
Em mais de ano e meio, já foi produzida mais de uma tonelada de alimentos destinados às famílias carenciadas de Torres Novas.
“Venho do meu trabalho e em vez de ir descansar venho para aqui e estou entretido. Ajudou-me muito e gosto de ajudar as pessoas”, contou à SIC o recluso Vítor Jesus.
O projeto nasceu em 2022 e foram os próprios reclusos que ajudaram na construção da estrutura. São também eles que recolhem todos os alimentos produzidos.
A produção é feita sem terra, através de um sistema de circulação de água com nutrientes minerais.
Um dos objetivos desta iniciativa é promover a reinserção social destes homens. Dos 127 reclusos que passaram nesta prisão e participaram no projeto, quatro recaíram e voltaram ao sistema prisional.
O exemplo no centro do país vai agora ser divulgado por toda a Europa para que possa ser replicado noutros estabelecimentos prisionais.