A semana começa com quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia encerrados em todo o país, dos quais quatro de ginecologia e obstetrícia e um de pediatria.
Em Lisboa, o Hospital de São Francisco Xavier não está a receber grávidas que cheguem pelos seus próprios meios.
Nos últimos meses, este centro hospitalar não tem atendido grávidas a partir das 21:00 até às 9:00, no entanto na última noite, excecionalmente, recebeu grávidas referenciadas pelo INEM ou pela linha SNS Grávida.
O serviço funcionou durante a noite apenas com três médicos quando o hospital requer que sejam pelo menos cinco, três especialistas e dois que podem ser internos da especialidade.
A SIC não conseguiu confirmar se a urgência de obstetrícia do São Francisco Xavier continua referenciada para utentes que sejam encaminhadas pelo INEM ou pelo SNS 24.
Na Maternidade Alfredo da Costa, uma das mais afetadas pelo encerramento dos serviços de urgência da Grande Lisboa, foram realizados, no domingo, 14 partos e atendidas 82 grávidas. Da meia-noite até às 08:00 desta segunda-feira realizaram-se quatro partos.
Esta segunda-feira, estão fechadas as urgências de ginecologia e obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, do Hospital de Santarém, de Abrantes e de Portimão.
No Hospital do Barreiro, estão encerradas as duas urgências: a pediátrica e a de ginecologia e obstetrícia.