O diretor do laboratório de estudos de incêndios florestais considera que era crucial o reforço de meios aéreos no início do incêndio na Madeira para evitar que o fogo se alastrasse.
Em entrevista à SIC Notícias, Domingos Xavier Viegas explicou que “um meio aéreo, ainda por cima um helicóptero, tem uma capacidade de ação limitada”, por isso, em casos em que os incêndios de grandes dimensões, com vários focos, é sempre importante que “haja grupos de pelo menos dois ou de quatro aviões que pelo menos façam largadas sucessivas”.
“Quando há um foco nascente e não há muitos mais incêndios na zona em que ele se pode concentrar nesse pequeno foco de incêndio esse meio aéreo pode ser extremamente importante, mas quando temos um incêndio já desenvolvido, com frentes de chamas, quando ele suprime uma pequena parte do perímetro e vai abastecer, o fogo continua a desenvolver-se”, explicou.
O incêndio na Madeira deflagrou há uma semana, a 14 de agosto, nas serras da Ribeira Brava. No dia seguinte, propagou-se até ao concelho de Câmara de Lobos e, durante o fim de semana, chegou ao município da Ponta do Sol. Durante a noite passada, chegou também ao Pico Ruivo, concelho de Santana.
Nestes oito dias, as autoridades deram indicação a perto de 200 pessoas para saírem das suas habitações por precaução e disponibilizaram equipamentos públicos de acolhimento, mas muitos moradores já regressaram, à exceção da Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos, e da Furna, na Ribeira Brava.
Governo vai pedir dois Canadair
À SIC, o Governo confirmou que vai ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil de forma a que possam ser enviados dois aviões Canadair para o incêndio na Madeira. A confirmação surge pouco tempo depois de o Governo ter desmentido o envio de dois Canadair espanhóis.
Ao que a SIC apurou, uma das razões que estava a impedir o pedido era o facto de não estarem garantidas as condições de reabastecimento dos aviões. Agora, fonte do Governo explica que os dois aviões pedidos têm tipologia própria para atuar na Madeira.
Esta manhã, o único helicóptero disponível na ilha fez apenas trabalhos de reconhecimento.