País

Derrocada na Madeira faz pelo menos um morto

O autarca de Santana explica que esta derrocada não tem ligação ao incêndio que lavra há 11 dias na ilha. Ao que a SIC apurou, esta levada em que a família espanhola passeava não faz parte dos percursos recomendados, sendo apenas uma levada técnica - usada pelos ‘levadeiros’ para transportar água de rega.

Loading...

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas numa derrocada esta sexta-feira na Levada da Água de Alto, no Faial, Madeira.

A vítima mortal é uma jovem turista espanhola de 21 anos, que foi atingida pelas pedras e teve morte imediata.

Os pais, que a acompanhavam no percurso, sofreram apenas “escoriações ligeiras” e foram encaminhados para o centro da saúde.

O alerta para a derrocada foi dado pelas 13:05 desta sexta-feira e a operação de resgate durou cerca de duas horas.

Ao que a SIC apurou, esta levada em que a família espanhola passeava não faz parte dos percursos recomendados, sendo apenas uma levada técnica - usada pelos ‘levadeiros’ para transportar água de rega.

Ainda assim, ao início da tarde, o autarca de Santana admitiu que a zona é “muito frequentada por turistas” apesar de ser “propícia a este tipo de acontecimentos”.

A Levada da Água do Alto nasce na estrada regional que percorre a subida do Faial para a zona do Cortado e é uma zona com escarpas altas.

De acordo com o presidente do município de Santana, esta derrocada não tem ligação ao incêndio que lavra há 11 dias na ilha.

No local mantêm-se 17 operacionais apoiados por sete veículos dos Bombeiros Voluntários de Santana e dos Bombeiros Municipais de Machico.

[Última atualização às 15:35]