Diogo é de Braga e é um dos novos alunos de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Encontrar casa tem sido uma dor de cabeça para ele e muitos outros.
“Eu vim para aqui há cerca de uma semana e meia com o objetivo de procurar um quarto. Tinha um budget de 400 euros no máximo, à espera [que o quarto] já fosse com despesas, mas à volta dos 250/300 euros seria o ideal”.
Quando Diogo chegou a Lisboa, o preço dos quartos foi um choque. “A maioria dos quartos que vejo são dos 500 euros para cima”.
“Algumas das condições destes quartos são boas, mas outras eu sinto que parecem exploração. São quartos muitos pequenos, parece que não há espaço nenhum, alguns bastante longe da faculdade”, conta o jovem de Braga.
Estudar no Ensino Superior custa em média 900 euros por mês
Em Lisboa e no Porto, o preço médio de um quarto pode ultrapassar os 400 euros. Mas as despesas não ficam apenas no alojamento.
Um estudo do ISCTE analisou as condições de mais de 10 mil estudantes e concluiu que estudar no Ensino Superior custa, em média, 900 euros por mês. O alojamento é o que tem mais peso nas despesas.
"Há muitos alunos deslocados e os preços nas grandes cidades tem vindo a aumentar, e isso neste momento é claramente o maior impacto financeiro para as famílias quando há o acesso ao Ensino Superior" , afirma Ana Balcão Reis, diretora científica de Economia e Educação.
A Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa tem recebido pedidos de ajuda de alunos, mas dizem que não conseguem dar resposta a todos.
"Nós recebemos alguns pedidos de ajuda, temos uma equipa dedicada a responder a essas perguntas. Encaminhamos para algumas parcerias aqui ao pé, mas a faculdade em si não tem a capacidade de responder, embora tenhamos algumas bolsas que também cobrem alguns destes aspetos, mas dependemos de doadores que nos ajudem nesse processo", diz a diretora.
Este ano, a Faculdade de Economia recebeu quase dois mil novos alunos de mestrado, a maioria do estrangeiro. Em muitos casos, só com bolsa é possível lutar pelo sonho.
Nesta altura, cerca de 50 mil alunos preparam-se para entrar no Ensino Superior.