Cinco urgências estão esta sexta-feira encerradas, de acordo com a informação divulgada no site do Serviço Nacional de Saúde.
Os hospitais de Setúbal, das Caldas da Rainha e o São Francisco Xavier, em Lisboa, estão sem serviço de ginecologia e obstetrícia. Em Portimão, está encerrada a urgência de obstetrícia.
Em Loures, o Hospital Beatriz Ângelo tem a urgência de pediatria encerrada.
Os constrangimentos vão agravar-se durante o fim de semana, com o encerramento de 13 serviços de urgência de ginecologia/obstetrícia e pediatria, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Quatro serviços de urgência vão estar referenciados para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM.
Das 13 urgências encerradas neste período, nove são relativas a serviços de ginecologia/obstetrícia e pediatria e sete dessas estão localizadas na região de Lisboa e Vale do Tejo.
"Resposta vai ser dada e se necessário vamos recorrer aos privados
O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde garante que todas as grávidas e crianças que precisem de urgência vão ser atendidas. Diz mesmo que se houver necessidade vão recorrer aos hospitais privados.
Em entrevista à SIC Notícias, António Gandra D’Almeida lembra as parcerias com os privados, que são "ativadas sempre que necessário".
"Nós quando esgotamos a capacidade do SNS temos as parcerias, nomeadamente, em Lisboa e Vale do Tejo. Sempre que necessário vamos recorrer aos parceiros que têm disponibilidade para tal. Nós conseguimos garantir que esta resposta vai ser dada quer pelo SNS e, se necessário, recorrer aos privados."
A Direção Executiva do SNS alerta a população para "constrangimentos nos serviços de urgência durante o próximo fim de semana" e pede aos utentes para "ligarem sempre para a linha SNS24/SNS Grávida 808242424 antes de se dirigirem a um hospital".