País

Imigrantes vivem há anos em condições subhumanas, pagam 400 euros por casa em risco de ruir

Dois imigrantes ucranianos vivem em condições muito precárias em Pontével, no Cartaxo. Pagam 400 euros por uma casa em risco de ruir e sem saneamento. Ao Ministério Público e à Câmara Municipal chegaram denúncias que apontam para tráfico de pessoas.

Loading...

Olek Leschukh e Nicolai vivem em condições subhumanas na freguesia de Pontével, no concelho do Cartaxo.

Chove dentro de casa e o teto ameaça ruir numa casa onde ambos, residentes em Portugal há duas décadas, vivem há seis anos.

Não há saneamento básico nem água potável e a casa de banho é na rua. Pagam 400 euros por mês para lá viver. Olek garante que o senhorio
sempre se recusou a fazer um contrato de arrendamento.

Contactado pela SIC, o proprietário começa por negar conhecer os inquilinos. Acaba por recuar e garante afinal que os inquilinos pagam luz e água, mas não a renda.

O proprietário nega ainda a prática de qualquer crime, mas alguns vizinhos já denunciaram ao Ministério Público e à Câmara Municipal as condições em que vivem os dois imigrantes, ambos com emprego fixo: um na junta de freguesia, o outro numa empresa de gás.

Segundo a queixa, à qual a SIC teve acesso, estão em causa alegados crimes de fraude fiscal e tráfico de pessoas.