País

Cinco reclusos fugiram da prisão de Vale de Judeus

As forças de segurança já acionaram um alerta geral para a captura destes cinco homens em fuga.

Cinco reclusos fugiram da prisão de Vale de Judeus
DGRSP

Cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, às 10h00 deste sábado, informa a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Dois dos evadidos cumpriam a pena máxima, 25 anos de cadeia.

Numa nota enviada à imprensa, a DGRSP revela como fugiram:

“Da avaliação preliminar, através de consulta ao CCTV, é possível informar que a evasão se deu com ajuda externa através do lançamento de uma escada que permitiu aos reclusos escalarem o muro e acederem ao exterior.

De acordo com a DGRSP, "foram feitas imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos.

Foi ainda aberto um processo de inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado pelo Ministério Público.

Os reclusos evadidos são:

Fernando Ribeiro Ferreira – 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;

Rodolf José Lohrmann – 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;

Mark Cameron Roscaleer – 39 anos, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo;

Shergili Farjiani – 40 anos, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos;

Fábio Fernandes Santos Loureiro – 33 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.