País

Relíquias da II Guerra Mundial e chaimites: viaturas militares histórias desfilam em Loulé

Mais de duas dezenas de viaturas militares antigas desfilaram este sábado no centro de Loulé, numa iniciativa promovida pelo núcleo local da Liga dos Combatentes. O evento reuniu veículos históricos de diversos ramos das Forças Armadas, incluindo o Exército, a PSP, a GNR, e até veículos particulares.

Loading...

Apesar de muitos destes veículos já estarem "reformados", ainda saem à rua para eventos como este. A maioria das viaturas pertence ao Exército, mas também há relíquias da Segunda Guerra Mundial, como um "Willys" Jeep, comprado por 1.700 libras a um inglês.

É o quarto ano consecutivo que o núcleo de Loulé organiza este encontro. Embora a Força Aérea não tenha participado, o resto das Forças Armadas, incluindo a PSP, GNR, e até os bombeiros, enviaram viaturas antigas.

No centro da exposição destacou-se uma Chaimite, semelhante à utilizada por Manuel Correia da Silva durante o 25 de Abril. Manuel e Telmo Bento fizeram parte da coluna militar liderada por Salgueiro Maia, sendo que Manuel ajudou a retirar Marcelo Caetano do Largo do Carmo.

Este sábado, muitos ex-militares voltaram a sair à rua, em Loulé, para um desfile simbólico.