País

Ano letivo arranca para todos os alunos

Em Coimbra, na Escola Secundária Quinta das Flores, o regresso às aulas decorre sem sobressaltos. Ao contrário do que acontece em muitos estabelecimentos de ensino, nesta escola falta apenas colocar um docente, uma situação que ficará resolvida ainda esta segunda-feira.

Loading...

Esta segunda-feira, é o último dia previsto para o arranque do ano letivo. A SIC Notícias acompanhou o regresso às aulas dos alunos da Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, onde não há, praticamente, falta de professores.

Na Escola Secundária conimbricense, uma das maiores da cidade, o início do ano letivo decorre com toda a normalidade.

Em declarações à SIC Notícias, o diretor da instituição de ensino revela que falta apenas colocar um professor, um problema que ainda esta segunda-feira será resolvido, garante.

Diz também que não há falta de assistentes operacionais a registar. Nesse sentido, destaca o trabalho desenvolvido pela autarquia, que criou as condições necessárias para o sucesso do arranque do ano letivo.

"Portanto, isto tem todas as condições para decorrer com a normalidade que nós queremos porque, obviamente, a educação é um direito constitucional que tem de ser protegido", aponta.

O diretor destaca ainda que 80% dos docentes da Escola Secundária Quinta das Flores tem mais de 60 anos, uma situação que se verifica em muitos outros estabelecimentos de ensino do país.

Mais de 1.000 horários por preencher

Cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1.º ao 12.º anos começaram, entre quinta e esta segunda-feira, as aulas de mais um ano letivo em que "milhares de alunos" voltam a não ter todos os professores.

Tal como tem acontecido nos últimos anos, o regresso às aulas volta a ser marcado pela falta de professores em muitas escolas, em especial na área metropolitana de Lisboa, mas também em estabelecimentos de ensino do Alentejo e do Algarve.

O arranque do ano letivo acontece até esta segunda-feira, mas em 60% das escolas, os portões abriram na quinta-feira para receber os alunos e noutras 20% o regresso oficial às aulas aconteceu no dia seguinte.

No início da semana passada, os resultados da segunda reserva de recrutamento deixaram 1.091 horários por preencher, a que se somam os horários diariamente disponibilizados através da contratação de escola, o último recurso disponível para o recrutamento de professores.