País

Detetados 150 atestados de residência falsos em Beringel, Beja

Só nos primeiros 13 dias de setembro, foram pedidos 170 atestados de residência na vila de Beringel, concelho de Beja. Todos para as mesmas casas e com as mesmas testemunhas. O número de imigrantes na vila tem aumentado: eram solicitados cerca de 70 atestados de residência por ano, mas em 2024 já foram pedidos 600.

Loading...

A junta de freguesia de Beringel, em Beja, detetou 150 atestados de residência falsos, numa ação em conjunto com a GNR. O Ministério Público foi informado e decorre agora uma investigação.

Só nos primeiros 13 dias do mês de setembro, foram pedidos 170 atestados de residência na vila de Beringel, concelho de Beja. Todos para as mesmas casas e com as mesmas testemunhas.

“Daria cerca de 30/40 por habitação, o que nos levantou desconfianças”, conta Vítor Besugo, presidente da junta de freguesia de Beringel.

O Ministério Público foi informado e a junta de freguesia de Beringel suspendeu a emissão de atestados de residência.

O número de imigrantes na vila vai aumentando. Se, noutros anos, eram solicitados cerca de 70 atestados de residência, em 2024, já foram pedidos 600. O sentimento de insegurança na população vai crescendo.

“No passado sábado, acordámos de manhã com a notícia que tinha havido tiros no centro da vila num supermercado também gerido por imigrantes em que a montra levou sete tiros de pistola”, afirma o autarca.

O autarca faz um apelo ao Governo: “Altere a lei para passar atestados de residência para que não seja tão fácil (…). Peço que não seja tão fácil, que sejam pedidos mais documentos”.

A vila tem recebido, nos últimos anos, vários grupos que vêm principalmente da Índia e do Paquistão.

Com uma população de 1.200 habitantes, Beringel conta agora com mais de 300 imigrantes.