País

Urgências de obstetrícia e ginecologia continuam com graves perturbações

De acordo com a informação publicada no portal do SNS, esta segunda-feira, o serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Distrital das Caldas da Rainha está fechado. O mesmo acontece mais a sul nos hospitais da Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e no São Bernardo, em Setúbal.

Loading...

Depois de um fim de semana com vários hospitais a encerrarem urgências de ginecologia-obstetrícia e pediatria, a semana começa com menos sobressaltos. Esta segunda-feira, há três hospitais com as urgências obstétricas fechadas.

O mapa das escalas de urgências de ginecologia/obstetrícia e pediatria do Serviço Nacional de Saúde, está atualizado até ao próximo domingo.

Esta segunda-feira, há três urgências encerradas e o motivo é, uma vez mais, a falta de médicos.

Para as urgências de ginecologia e obstetrícia estão definidos números mínimos de especialistas e internos da especialidade.

Diferem para cada hospital dependendo da média prevista de atendimentos em cada maternidade. Quando não há médicos suficientes, a urgência encerra.

De acordo com a informação publicada no portal do SNS, esta segunda-feira, o serviço de ginecologia e obstetrícia do Hospital Distrital das Caldas da Rainha está fechado.

O mesmo acontece mais a sul nos hospitais da Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e no São Bernardo, em Setúbal.

Mas no caso destes dois hospitais, como funcionam em rede com o Hospital Garcia de Orta, as utentes estão a ser reencaminhadas para a unidade de Almada.

O Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca ou o Amadora-Sintra está aberto até às 20:00. A partir dessa hora e até às 8:00 de terça-feira aceita apenas mulheres referenciadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e pela Linha SNS 24 ou SNS Grávida.

No Hospital de Santa Maria em Lisboa a urgência de ginecologia está aberta, ao contrário da de obstetrícia, que além das mulheres que já se encontram internadas, só recebe grávidas enviadas pelo CODU ou pelo INEM.

Urgências de pediatria abertas em todo o país

As urgências de pediatria estão abertas em todo o país, mas o Centro Materno Infantil do Norte, com horário de funcionamento entre as 8:00 e as 18:00 só aceita crianças referenciadas.

O mesmo irá acontecer no Hospital Amadora-Sintra a partir das 20:00. Até essa hora está a funcionar em pleno.

O Ministério da Saúde pede aos utentes que sigam as recomendações e que entrem em contato com a Linha SNS ou SNS Grávida antes de se dirigirem a um hospital para evitarem deslocações desnecessárias e serem encaminhados para as unidades de saúde que estão a funcionar.