País

Fuga de Vale de Judeus: “Peço desculpa, mas os senhores deputados também são culpados”, acusam guardas prisionais

Ouvidos no Parlamento, os guardas prisionais avisam que em Vale de Judeus nada mudou desde a fuga dos cinco homens e admitem mesmo apresentar queixa em Bruxelas contra o Estado português.

Loading...

O maior sindicato de guardas prisionais admite apresentar queixa em Bruxelas contra o Estado português. Ouvidos no Parlamento, acusam o Governo de ser responsável pela fuga dos cinco reclusos da cadeia de Vale de Judeus ao permitir que as cadeias funcionem sem condições.

“Nós avisámos que não havia segurança, que faltavam guardas prisionais, que temíamos uma catástrofe. São palavras minhas na comunicação social. Ninguém nos quis ouvir. Peço desculpa, mas esta casa também é culpada de tudo isto, os senhores deputados também são culpados”, afirmou Frederico Morais, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.

Acusam o Governo de ser responsável pela fuga ao permitir que Vale de Judeus e as outras 48 cidades do país funcionem sem condições.

“Controlamos o tráfico de droga pelo sistema de videovigilância porque não temos guardas. É assim que funciona o sistema prisional português”, acrescentou Frederico Morais.

Avisam que em Vale de Judeus nada mudou desde a evasão dos cinco homens e admitem apresentar queixa em Bruxelas contra o Estado português.

“Vão ter que nos ouvir porque não vamos calar e se não for aqui em Portugal vai ser na União Europeia. Temos que resolver os problemas graves das cadeias.”

Os guardas prisionais avisam que o risco de haver novas fugas é elevado, mais de duas semanas depois não há qualquer sinal dos cinco fugitivos.