País

Análise

Imigração: ações da polícia na manifestação "são criticáveis, sem dúvida nenhuma"

"Nada justifica que a polícia concentre todos os esforços em duas pessoas que foram agredidas e deixe o agressor ir embora", diz Paulo Baldaia no Expresso da Manhã, na análise aos acontecimentos deste domingo, na manifestação contra e pró-imigração.

Loading...

Duas pessoas foram detidas durante as manifestações de apoio e contra a imigração. A desordem começou quando um manifestante anti-imigração agrediu dois jovens que participavam na manifestação de apoio. Os dois manifestantes, de 25 e 28 anos, foram detidos pelos crimes de resistência e coação a agentes da PSP. Paulo Baldaia analisa os acontecimentos deste domingo e afirma: "André Ventura quer criar uma sensação junto da população portuguesa de que os imigrantes atrapalham, causam mais insegurança, causam mais criminalidade".

O comentador da SIC realça que estes protestos acontecem numa semana em que foram revelados dados sobre imigração em Portugal que são relevantes para o país.

"Todos os municípios em que aumentou a imigração diminuiu a criminalidade, isto é muito importante que as pessoas percebam. Eu vou repetir: em todos os municípios em que aumentou a imigração, diminuiu a criminalidade", começa por referir.

"Outro dado também muito importante é que voltou a ser batido um recorde dos descontos para a Segurança Social de estrangeiros que trabalham em Portugal e, portanto, aquilo que o Chega diz sobre a imigração é completamente falso. Não há nada na realidade que jogue a favor da narrativa do Chega (...) Os imigrantes vêm não só contribuir para que haja mais segurança nos sítios onde vivem, como vêm ajudar a resolver o problema da Segurança Social e de garantir a sua sustentabilidade", acrescenta Paulo Baldaia.

Sobre os desacatos que levaram à intervenção das autoridades e fizeram duas detenções, o comentador da SIC assume uma posição crítica sobre a atuação da polícia, que ficou registada em imagens divulgadas pela comunicação social.

"São criticáveis, sem dúvida nenhuma, mas primeiro dizer que mão me parece que valha a pena organizar contra manifestações que podem obviamente acabar neste neste tipo de confrontos que não são nada desejáveis".

"Não deixo de criticar aquilo que me parece muito difícil de perceber. Nós temos uma pessoa que sai de uma manifestação do Chega para ir agredir duas pessoas que estão apenas a gritar um slogan, que que diz basicamente: "25 de Abril sempre, fascismo, nunca mais". Essas pessoas que estão apenas a expressar a sua opinião sobre como deve ser o país, são agredidas e depois essas acabam detidas e as imagens que nós vemos é claramente a polícia a chegar lá e de cassetete a separar a briga", explica o comentador da SIC.

Na opinião de Paulo Baldaia, "nada justifica que a polícia concentre todos os seus esforços depois em duas pessoas que foram agredidas, deixando o agressor que agrediu à frente da polícia, deixando-o ir embora como se nada se tivesse acontecido".

No Expresso da Manhã desta segunda-feira, Paulo Baldaia analisa ainda as negociações para o Orçamento de Estado. O comentador da SIC avalia os eventuais resultados da pressão que Marcelo Rebelo de Sousa assume estar a fazer sobre o Governo e também sobre o PS.