País

Câmara de Lisboa diz que está a retirar pessoas em situação de sem-abrigo das ruas

Há cada vez mais pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa. Alguns estão a ser retirados de várias ruas pela Câmara Municipal. A autarquia afirma que tem feito os possíveis para que a ajuda chegue a todos, mas os sem-abrigo dizem que a história é sempre a mesma e que a ajuda nunca aparece.

Loading...

Eram perto das 8:00 e os sem-abrigo que passam a noite na rua de Santa Bárbara, em Lisboa, foram retirados do local.

"Sou portuguesa, sou sem-abrigo há 5 anos. Desde o Regueirão dos Anjos que me levaram a tenda completa. Depois fui para o Rossio, outra vez levaram tudo. Depois voltei à rua à frente do ginásio e outra vez expulsaram-nos (...) Agora, hoje outra vez querem-nos tirar", conta helena Carvalho, sem abrigo.

Depois de trocarem tantas vezes de sítio, o desespero aumenta quando não existem mais opções. Tiveram de ser retirados do espaço onde estavam para os trabalhadores poderem plantar árvores.

"Há aqui uma operação de instalação de 12 equipamentos já programados aqui pela junta e pela câmara e como o espaço estava aqui ocupado por algumas pessoas em situação de sem-abrigo que já acompanhamos a algum tempo, portanto são pessoas que costumam estar aqui na zona de Arroios foi necessário eles, neste caso, desviarem-se do local onde estavam, mas acima de tudo fazemos aqui o processo de integração dessas pessoas que está a decorrer", explica Paulo Santos, coordenador do plano pessoas em situação de sem-abrigo.

A autarquia diz que tem feito os possíveis para chegar a todos. A Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia ainda não apuraram o número de pessoas em situação de sem-abrigo, mas há dois anos eram mais de 3 mil.