País

Feira Nacional dos Frutos Secos está de regresso a Torres Novas

A Feira Nacional dos Frutos Secos está a decorrer até domingo e a entrada é gratuita.

Loading...

A Feira Nacional dos Frutos Secos está de regresso a Torres Novas, onde os produtos regionais são os grandes protagonistas. O evento vai se estender durante este fim de semana.

O figo preto de Torres Novas é um dos mais procurados na Feira Nacional dos Frutos Secos pelas suas características únicas.

Uma região que é apontada por muitos produtores como ideal para a produção de alguns dos melhores frutos secos do país também devido ao micro clima da Serra de Aire e Candeeiros.

"Como a nossa exploração fica mesmo no sopé da serra cria um micro clima. Além de que, os solos são calcários e, portanto, há muitas condições favoráveis para a produção de figos", explicou Michele Rosa, produtora da Doce Terra.

Figos, nozes ou amêndoas são alguns dos frutos secos aos quais Michele Rosa dedica a sua produção. Uma tradição que diz já estar na família há várias gerações.

"Nasci no Canadá, mas o meu pai sempre quis voltar para ser agricultor e portanto está na raiz. Sou licenciada em Ciências do Desporto, mas como também trabalhei sempre na terra qualquer coisa me chamou", disse.

Há ainda quem transforme os produtos locais em licores, alguns são medalhados.

"Nós tínhamos uma tradição de produção de aguardente que outrora era feita através do figo seco que é uma das plantas locais (…) e portanto a partir da aguardente era fácil derivar outros produtos e foi com essa derivação que começámos a fazer licores. Neste caso licores artesanais", explicou a produtora Natália Filipe.

Sónia Zacarias e o marido deram asas à criatividade e decidiram criar um pão com frutos secos.

"É de fermentação natural, com fermentações longas. Trabalhamos com fermentações que vão de 18 a 24 horas. Usamos farinhas de moleiro, moídas em modo pedra que preservam muito mais a parte integral e trabalhamos só com massa mãe, que traz ao pão muito mais sabor, nutrição e uma qualidade muito superior", contou Sónia.

A Feira Nacional dos Frutos Secos está a decorrer até domingo em Torres Novas e a entrada é gratuita. A feira recebe milhares de visitantes de todo o país que compram aqui os frutos secos para o inverno.