País

Crude continua a aparecer em praias de Vila do Bispo, autoridades investigam origem

Os primeiros sinais surgiram no sábado. Já foram levadas a cabo duas operações de limpeza nas praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio, estando prevista nova operação ainda esta segunda-feira.

Loading...

Um derramamento de crude obrigou à interdição de duas praias do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A Autoridade Marítima Nacional está a procurar averiguar a origem do problema. Uma descarga de emergência ou a lavagem de contentores de um navio petroleiro são hipóteses em cima da mesa.

Os primeiros sinais do derrame de crude apareceram, nas praias algarvias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio, no último sábado. O acesso às duas praias afetadas foi interditado pelo município de Vila do Bispo, após decisão da delegada de Saúde Regional do Algarve.

Desde então, foram levadas a cabo duas operações de limpeza, umana manhã de domingo e outra já na manhã desta segunda-feira. Ao final do dia, haverá uma nova limpeza.

Todo o material recolhido e contaminado segue para uma unidade de tratamento adequada, de acordo com a Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Apesar dos trabalhos já feitos, as algas que aparecem na praia ainda estão envoltas em crude.

O corredor de navegação mais próximo destas praias encontra-se a cerca de 10 milhas náuticas e passam por lá petroleiros. As autoridades equacionam, por isso, a possibilidade de, na origem desta situação, estar uma descarga de emergência ou uma lavagem de contentores de um desses navios.