Um homem de 52 anos foi resgatado pela Força Aérea Portuguesa ao largo do Arquipélago da Madeira. Foi transferido de urgência para o hospital.
O resgate aconteceu esta segunda-feira por um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea.
Em comunicado, a Força Aérea explica que o homem precisava de "transferência urgente para uma unidade hospitalar". Por isso, foi ativado o apoio da Força Aérea pelas 13:00.
Nas imagens, é possível ver-se a tripulação da Esquadra 751 – “Pumas” descer até à embarcação. A vítima foi estabilizada e, de seguida, transferida para o helicóptero.
Foi também empenhado um avião P-3 da Força Aérea, devido à "distância da missão", que apoiou a operação de resgate e acompanhamento ao helicóptero, acrescenta.
A missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa), após indicação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) da Marinha Portuguesa.
Só este ano já foram realizadas mais de 50 operações de busca e salvamento, indica este ramo das Forças Armadas na mesma nota.
A Força Aérea Portuguesa tem atribuída uma área de busca e salvamento no mar de 5.816.562 km², o que equivale a mais de metade de Europa. É a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte.