Há 20 anos, a Câmara do Porto lançou um projeto pioneiro em que idosos cedem quartos a estudantes universitários. Para além da partilha e da aproximação de gerações, a ideia foi ajudar a resolver dois problemas da cidade: a falta de habitação acessível e o isolamento dos mais velhos.
Há um mês que a rotina é sempre a mesma: quando é possível, dona Adelina Barroso e José Pedro fazem as refeições juntos ou simplesmente companhia um ao outro. Aos fins de semana, dão passeios e, nos serões, conversam sobre o dia a dia.
O projeto "Aconchego" faz 20 anos. Dona Adelina participa desde 2016 e já recebeu em casa seis estudantes universitários. José Pedro veio da Madeira para uma cidade desconhecida para estudar arquitetura e não hesitou em concorrer.
"Quase que nem senti diferença entre estar com a minha família na Madeira e estar aqui sozinho", contou, à SIC, o estudante.
75 anos separam estas duas gerações, unidas por vários motivos. Ao longo de 20 anos, quase 300 pessoas beneficiaram deste programa intergeracional, que está a ser replicado noutros municípios.