País

"Sabem que podem contar connosco, estamos aqui”: Paulo Rangel garante apoio português a Espanha

O chefe da diplomacia portuguesa assegura que Portugal tem estado em contacto permanente com as autoridades espanholas, após a tragédia das cheias.

Loading...

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirma estar solidário com a tragédia espanhola. Paulo Rangel lembra que Espanha ainda não ativou os mecanismos de apoio europeus, mas garante que Portugal está pronto a ajudar.

Em declarações à SIC, o ministro garante que falou, de imediato, com o homólogo espanhol, a disponibilizar “todo o apoio português que fosse necessário”.

Paulo Rangel adianta que também a ministra da Administração Interna e as entidades de Proteção Civil portuguesas têm estado em “contacto permanente” com as autoridades espanholas.

“Até agora, obviamente, o Governo espanhol tem comandado todas as operações e está perfeitamente ciente de que, quer a nível europeu, quer a nível português, há total disponibilidade para todos os meios que sejam necessários”, assegurou o ministro.

"Sabem que podem contar connosco. Nós estamos aqui”, garantiu Rangel. “Em tudo o que possamos cooperar, cooperaremos. Mas, nestas alturas, o que importa é a eficácia no terreno", ressalvou.

Este sábado, uma equipa de dez portugueses participou já nas operações no terreno, na região de Valência, em Espanha.

A zona foi atingida, há quatro dias, por uma depressão que já fez pelo menos 211 vítimas mortais, mas estima-se a existência de mais de mil desaparecidos.