País

Grávida dá à luz em plena autoestrada no Algarve

A mulher dirigia-se para o Hospital de Faro porque o de Portimão, que fica mais próximo, não tinha nenhum obstetra de serviço. O bebé acabou por nascer em plena Via do Infante.

Loading...

Uma mulher grávida deu à luz numa ambulância em plena autoestrada do Algarve, esta madrugada, depois de ser obrigada a pedir auxílio aos bombeiros de Aljezur, devido à falta de serviço de obstetrícia no Hospital de Portimão. A ambulância dirigia-se para o Hospital de Faro quando o parto aconteceu.

A maternidade de Portimão, que fica a meia-hora de Alzejur, onde o casal estrangeiro vive há 10 anos, não era opção porque estava fechada. Era preciso percorrer uma hora e 50 minutos até ao Hospital de Faro para ter ajuda no trabalho de parto, que já tinha começado. O ritmo das contrações era cada vez mais intenso e o Hospital do distrito parecia longe de mais.

Perto das 02:00h da madrugada e já com muitas contrações, a mulher dirigiu-se aos bombeiros de Aljezur em busca de socorro. Estes, por sua vez, seguiram para o Hospital de Faro enquanto acionavam uma viatura de suporte de vida do INEM.

“Como a gente sabia que não havia serviço de obstetrícia em Portimão, estávamos a uma hora e meia de caminho. Tudo indicava que ia ser uma viagem longa e talvez nascesse pelo caminho.”, afirmou José Palminha, da corporação de bombeiros de Aljezur.

Já passava das 3:00h quando nasceu uma menina em plena berma da Via do infante, a poucos minutos do Hospital de Portimão, que tinha o serviço encerrado. A criança foi depois transportada para o serviço de pediatria do Hospital de Portimão, onde foi observada por uma pediatra.

Há muito que são conhecidos os problemas na maternidade de Portimão, onde o serviço funciona de forma intermitente. Este ano é o terceiro parto que os bombeiro de Aljezur realizam numa ambulância devido à instabilidade do serviço de obstetrícia no Hospital de Portimão e à distância até ao Hospital de Faro.